sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Nova campanha feminista da Barbie e o que realmente importa

A Matel vem revolucionando e agradando muito com a criação das novas bonecas da linha Barbie com 8 diferentes tonalidades, representando diversas etnias. A nova geração de bonecas tem traços diferentes nos rostos e tipos de cabelo também. Isto representa um grande avanço na representatividade étnicas e na reafirmação da beleza plural, fugindo desta ditadura euro-centrista que nos perseguem a décadas e não é mais atual até mesmo na Europa.


Mas obviamente apostar na aparência das bonecas, não é mais suficiente, a pluralidade é mais do que isto, logo Matel iniciou uma campanha chamada “Imagine as possibilidades” onde mostra garotinhas sendo veterinária, professora universitária, executiva  e até treinadoras de time de futebol. Que é, por sinal, um comercial muito fofo.


A campanha me fez lembrar muito de como eu brincava quando criança e sim, eu brincava de Barbie, na verdade era minha boneca preferida, não por que era loira e tinha um monte de sapatos (ela tinha um monte de sapatos), mas porque, diferente dos "bebês" que eu  considerava chatos porque só me deixava brincar de mamãe, ela, a Barbie, dava-me a oportunidade de inventar milhões de histórias e também de reproduzir as que eu lia nos livros. Bom acho que esta foi a diferença aliás, os Livros.


Eu acho que aí chegamos a um ponto crucial.
O que sempre me fez sonhar durante a brincadeira não foi a boneca em si, a minha formação como pessoa foi muito mais incentivada por outros impulsos que recebi durante a minha criação. Minha mãe, apesar de ser dona de casa e não ter muito estudo, sempre ensinou-me que eu poderia ser o que quisesse. Ensinou-me a ler quando eu tinha apenas 5 anos. Ia comigo à biblioteca uma vez por semana para retirar livros e claro, fez um esforço danado para comprar uma Barbie, porque na época era uma boneca bem cara para nossas condições financeiras.

Ou seja, ensinar a sonhar e a enxergar as possibilidades é algo importante, a Matel está certíssima e de parabéns em seu novo posicionamento para vender mais bonecas. Mas nós realmente precisamos delegar a educação de nossas meninas a um comercial?

Sejamos nós a mudança de nossas crianças. :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário